Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Grupo de Biomecânica e Bioengenharia – GBio2

O Grupo de Biomecânica e Bioengenharia -GBio2- tem como objetivo realizar pesquisas dentro da Bioengenharia e a Engenharia Biomecânica, orientadas ao estudo de Biomateriais, Processos Biológicos Básicos e aprimoramento de tratamentos nas Áreas da Saúde. O GBio2 usa uma abordagem interdisciplinar por meio de ferramentas computacionais e experimentais.


O Gbio2 é formado por pesquisadores e colaboradores do Instituto de Ciência e Tecnologia e da Faculdade de Ciências Biológicas da UFVJM. No GBio2 são estudados processos biológicos, tratamentos da área da saúde e biomateriais usando ferramentas computacionais e experimentais. O Grupo conta com colaboradores de outras universidades Brasileiras e Estrangeiras.


As principais linhas de atuação do GBio2 são:

  1. Biomateriais: Materiais baseados em materiais poliméricos para aplicações em áreas médicas, odontológicas e de bens de consumo.
  2. Biomecânica aplicada nas áreas da saúde: Uso das ferramentas da Engenharia Mecânica e das áreas da saúde para o estudo e o aprimoramento de tratamentos aplicados em áreas da saúde (odontologia, ortopedia, fisioterapia e outras).
  3. Biomecânica e Biofísica Celular: Estudo por meio de ferramentas da Engenharia e das áreas da saúde da influência das propriedades e das comportamento mecânico das células no comportamento saudável ou patológico das mesmas. Desenvolvimento de métodos para serem aplicados em áreas da saúde para ajuda na reparação e regeneração de tecidos.

Contato

Prof. Libardo Andrés González Torres
 l.gonzales@ict.ufvjm.edu.br

 https://gbio2.ict.ufvjm.edu.br

 Sala 240 – Prédio ICT. Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.