Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Engenharia de Alimentos

Expandir todos   Recolher todos

A Engenharia de Alimentos é o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados à industrialização de alimentos, bebidas e ingredientes industriais, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização destes produtos. Portanto, o Engenheiro com formação nesta área ocupa-se da fabricação, da conservação, do armazenamento e do transporte de alimentos industrializados. A profissão de Engenheiro de Alimentos foi regulamentada através da lei n.5.194 de dezembro de 1966 e Resolução 218 de 29/06/1973 do CONFEA.

O Engenheiro de alimentos trabalha ainda na minimização de custos de produção, no desenvolvimento de novos produtos, na manutenção da qualidade, garantindo valor nutricional dos alimentos, seu sabor, sua cor e sua textura; desenvolve ainda tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos.

O campo de atuação deste engenheiro vai desde indústrias do setor alimentício, como indústrias de embalagens e aditivos, empresas de serviços, órgãos e instituições públicas, além da possibilidade do profissional em trabalhar em consultorias.

O curso de engenharia de alimentos, portanto objetiva a formação de um profissional multidisciplinar, apto a aperfeiçoar a produção agroindustrial, com minimização de custos, racionalização da produção, valorização da biodiversidade do país além da agregação de valor e melhoria de propriedades de alimentos e bebidas.

O Curso na UFVJM

O curso de Graduação em Engenharia de Alimentos foi autorizado pela Resolução nº 29 do CONSU/UFVJM, de 07 de novembro de 2008, na modalidade Bacharelado, tendo iniciado suas atividades no 1º semestre de 2012. O mesmo foi idealizado no contexto do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), no qual a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) assumiu o compromisso de realizar as mudanças de forma planejada e participativa, comprometendo-se com a excelência da qualidade do ensino e assumindo o desafio de novas formas de apropriação e construção do conhecimento. O curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM desenvolve-se em dois ciclos: o primeiro corresponde à formação básica, através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração de três anos. E o segundo ciclo dedicado à formação específica da na área de Engenharia de Alimentos, com duração de dois anos.

Atualmente, o curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM conta com 10 professores com formação na área e todos com Doutorado em sua área de especialização, obtido nas mais renomadas instituições do país, como UFLA (Universidade Federal de Lavras) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), entre outros.

O Projeto Pedagógico do curso foi elaborado visando oferecer uma elevada carga horária de atividades práticas laboratoriais, com o principal objetivo de preparar o aluno para a utilização das ferramentas e equipamentos de uso constante no meio profissional e na indústria de alimentos. As atividades práticas são oferecidas em grande parte do Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes, como as Tecnologias de Leite e derivados, Carnes e derivados, Cereais e panificação, Fermentações, Vegetais, entre outras como Química, Bioquímica e Análise de Alimentos, Análise Sensorial, etc.

Atualmente, o curso dispõe de um prédio com novos laboratórios, permitindo atender tanto a realização das atividades práticas das disciplinas, como a participação de acadêmicos em projetos de iniciação científica, de pesquisa, extensão e ainda o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso.

O aluno do curso ainda pode integrar a Empresa Júnior do Instituto de Ciência e Tecnologia, para atuar em diversas áreas como empresário júnior e complementar sua formação, além de desenvolver projetos na área de Engenharia de Alimentos visando propiciar o desenvolvimento tecnológico da Região.

O curso é responsável pelo evento científico intitulado “Jornada de Engenharia de Alimentos”, organizado pelos Professores e Alunos da Engenharia de Alimentos, que em duas edições apresentou um crescimento constante, com a participação de palestrantes das mais renomadas empresas e instituições do país, além de participantes de diversas instituições brasileiras. É importante ressaltar ainda que este evento conta com o apoio Institucional e da Fapemig, além de outros apoiadores e parceiros.

O curso de Engenharia de Alimentos ainda participa de diversos programas e convênios internacionais, como Brafitec (França), Branetec (Holanda), Erasmus (Europa), Brascol (Colômbia), entre outros, oferecendo ao acadêmico a possibilidade de adquirir novas experiências profissionais e ter a vivência aplicada da sua futura profissão, ganhos de currículo, e melhor formação, comprometimento e responsabilidade com sua formação profissional.

Alguns trabalhos desenvolvidos na Engenharia de Alimentos, com a participação direta dos acadêmicos, foram reconhecidos em diversas premiações de renome na área, como menções nos prêmios Henri Nestlé, Santander e Feicintec (organizado pelo CREA-MG), entre outros.

Além disso, atualmente, este pode ser considerado como o único curso de Engenharia de Alimentos do Brasil a receber máxima (Nota 5) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), trazendo reconhecimento e notoriedade ao curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM.

A Engenharia de Alimentos ainda é responsável pelo Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sendo uma importante opção profissional para os acadêmicos da área.               

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Alimentos está em expansão, devido à crescente procura por novos alimentos e bebidas, com tendências que vão desde produtos prontos para o consumo, produtos gourmet, alimentos individualizados, alimentos que tragam benefícios para a saúde, enriquecidos ou isentos de algum componente até os alimentos que sejam sustentáveis.

Os principais locais de atuação do engenheiro de alimentos são: Indústria de alimentos (de origem animal e vegetal) e bebidas; Indústrias de embalagens, aditivos e equipamentos; Empresas de fast food; Órgãos Governamentais; Segmento acadêmico; Setor de marketing e vendas; Consultoria técnica; Laboratórios de análises quimica e microbiologica de alimentos.               

Perfil Profissional

O Engenheiro de Alimentos é um profissional multidisciplinar, capaz de dominar as diversas tecnologias de processamento e conservação de alimentos e bebidas, desde a seleção de matérias-primas de origem animal e vegetal até as fases de produção, desenvolvimento, preservação, acondicionamento e distribuição.

Dentro da indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, este profissional pode atuar em diversos setores, como:

  • Produção e processos: Atuando na racionalização e melhoria de processos, equipamentos e fluxos para incremento da qualidade e produtividade e para redução dos custos industriais.
  • Controle de qualidade: Determinação dos padrões de qualidade desde a matéria-prima até o transporte do produto final, análises, monitoramento da qualidade como rotina operacional.
  • Desenvolvimento de produtos: Desenvolvimento de produtos e tecnologias com o objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.
  • Desenvolvimento de projetos: Planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento e estudo de viabilidade econômica.
  • Comercial/marketing: Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas.
  • Fiscalização de alimentos e bebidas: Atuação junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim os direitos do consumidor.

Seu campo de atuação inclui ainda as áreas de vendas e assistência técnica de insumos, equipamentos e embalagens, consultoria, certificação e auditoria e órgãos governamentais de normatização técnica, orientação e fiscalização, entre diversas outras.

Perfil do Egresso

O Curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM prioriza a formação de um egresso com perfil multidisciplinar, crítico e empreendedor.  

O egresso possui capacidade em trabalhar nos processos de produção, dimensionamento de equipamentos e de instalações, otimização de processos da indústria de alimentos além do gerenciamento e controle de todas as atividades envolvidas com o processo (recepção de matéria prima, produção e distribuição dos alimentos).

O profissional também é capacitado a trabalhar em otimização de formulações, seleção de ingredientes e embalagens, no controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, cada vez mais, existe o interesse e o incentivo ao empreendedorismo e muitos engenheiros de alimentos investem em negócios próprios.

Secretaria - Engenharia de Alimentos

A secretaria do curso de Ciência e Tecnologia é responsável, juntamente com a coordenação, pelo acervo documental do curso, além de prover declarações, receber documentos, encaminhar correspondências e solicitações aos órgãos competentes, abrir processos administrativos e acompanhá-los, secretariar reuniões colegiadas, dentre outros.

Secretários:
Diana Elizabeth Sampaio Amariz Dos Santos
Henrique Dumont Pena
Luís Felipe Pacheco

Portaria de Nomeação para a Função: 105/ICT/2023
E-mail de Contato: sec.cursos@ict.ufvjm.edu.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira: 08:00 às 12:30 – 13:30 – 17:00

Formulários e Orientações

Atividades Complementares

RESOLUÇÃO Nº 04 ICT, DE 31 DE AGOSTO DE 2022
Estabelece normas para as Atividades Complementares dos Cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Anexo IAnexo IIAnexo IIIAnexo IVAnexo VAnexo VI

Estágio

As normas sobre Estágios (obrigatório ou não obrigatório) da UFVJM estão disponíveis no site da PROGRAD (http://ufvjm.edu.br/prograd/convenios.html).
Neste estão os seguintes itens:
1. Informações Gerais (sobre celebração de convênios),
2. Legislação (nacional e institucional),
3. Minuta de convênio (documento não obrigatório),
4. Termo de Compromisso (todos os modelos),
5. Pesquisar convênios (lista de empresas conveniadas),
6. Coordenadores de estágio por curso de graduação,
7. Documentação de estágio (entrar em CAMPUS DIAMANTINA – ICT – ENG. ALIMENTOS) e
8. Seguro de estágio (dados sobre a apólice de seguro de estágio atualizados).
Vídeo orientativo está disponível em: https://youtu.be/E83Mb30JFhw . No caso de dúvidas entrem em contato com a coordenação de estágios EAL: estagioeal@ict.ufvjm.edu.br

Trabalho de Conclusão de Curso

Resolução Nº. 01 ICT, de 10 de fevereiro de 2021
Estabelece normas para o Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Áreas de atuação dos docentes

Resolução Nº 01 ICT, de 10 de fevereiro de 2021
Anexo I
Anexo II 
Anexo III

Resolução Nº. 09 ICT, de 15 de setembro de 2021
Revoga o parágrafo 3º do artigo 4º da Resolução 01/ICT de 10 de fevereiro de 2021, que estabelece normas para o Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Resolução Nº. 09 ICT, de 15 de setembro de 2021

Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular

Corpo Docente e Técnico Administrativo

Coordenação