Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia

Expandir todos   Recolher todos

ICT/UFVJM – Diamantina-MG – Biologia Celular – 2019

O curso de Ciência e Tecnologia (CT) foi criado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e regulamentado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM em 2008. O CT está vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e teve sua primeira turma ingressante em 2009.

O CT da UFVJM é um curso superior de graduação com características não profissionalizantes. A carga horária mínima necessária para a integralização é de 2.400 horas. Propõe-se que essas horas sejam cumpridas pelos discentes em 3 anos. Atualmente, são oferecidas 150 vagas semestrais no turno diurno no Campus de Diamantina. Por ofertar disciplinas básicas das principais áreas de conhecimento das ciências exatas e tecnológicas, o CT contempla a formação básica comum a vários cursos dessas ciências, de forma que o estudante diplomado pode utilizar os créditos obtidos para uma futura formação em curso superior profissionalizante. Na UFVJM há um processo de transição implantado com a finalidade de organizar e simplificar a passagem do estudante formado no CT para um curso de engenharia de sua escolha, sem a necessidade de reingresso via SiSU ou SASI. O processo de transição é regulamentado pela Resolução nº 21 de 6 de dezembro de 2011, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE, 2011).

O Curso na UFVJM

A UFVJM, ao aderir ao REUNI, assumiu o compromisso de buscar a excelência da qualidade do ensino, o que implica em investir em  recursos humanos, estrutura física e inserção regional. Novas formas de apropriação e construção do conhecimento associadas a novas estruturas curriculares também estavam associadas às propostas do REUNI, sendo que os BIs constituíam uma maneira natural de implementar essas propostas. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, e a possibilidade de postergar especialização precoce dos estudantes de ensino superior estão entre as principais características dos BIs implantados nesse contexto. Essas características seguem as tendências mundiais para cursos das áreas de ciência exatas e tecnológicas, assim como coadunam com os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Engenharia e com as propostas da Confederação Nacional da Indústria.   

No campus de Diamantina são oferecidos 4 cursos de engenharia para os quais o estudante formado no CT pode realizar a transição direta: Engenharia de Alimentos, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Nos outros campi há ainda a oferta de outros 6 cursos que permitem a transição: Engenharia Civil, Engenharia Física, Engenharia Hídrica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Engenharia de Produção. Na Figura 1 é apresentado o número de formandos no CT e de ingressantes nos cursos de engenharia do Campus de Diamantina nos últimos 12 semestres.

Figura 1 – Formados no BCT e ingressantes nas engenharias do ICT.
Dados consolidados a partir dos Relatórios e Indicadores da Pró-reitoria de Graduação e do sistema informatizado de gestão acadêmica (e-Campus – UFVJM).

Nos últimos 12 semestres, formaram-se 511 discentes no CT, o que corresponde a uma média entre 42 e 43 diplomados por semestre. Nos anos iniciais eram 120 vagas, mas, a partir do segundo semestre de 2014, com a implantação do curso de Engenharia Geológica no campus de Diamantina, o número de vagas ofertadas semestralmente no CT passou para 150. A maior parte dos formandos tem optado por cursar um dos cursos de engenharia do próprio campus, mas alguns escolhem engenharias de outros campi e cursos de pós-graduação. Dentre os programas de pós-graduação da UFVJM, os programas de Biocombustíveis e de Química são os que mais recebem egressos do CT, alguns diretamente após a conclusão do curso e outros após a conclusão, sobretudo, de Engenharia Química. Em 2016 foi implantado o programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos que também tem recebido egressos do CT após a conclusão de Engenharia de Alimentos. O mesmo deve ocorrer com o programa de pós-graduação em Geologia, implantado recentemente.

Os cursos de engenharia do ICT oferecem ao todo 150 vagas. A diferença entre o número de concluintes do CT e ingressantes nas engenharias varia significativamente entre os semestres, como mostra a Figura 1. Há também um significativo número de estudantes formados nos CTs dos outros campi que escolhem as engenharias do ICT.

Ao longo dos primeiros anos de funcionamento do CT, o número de docentes também foi sendo ampliado, sendo que hoje o quadro conta com 25 doutores e 8 mestres, totalizando 33 docentes. Algumas disciplinas específicas que compõem a estrutura curricular do CT também são lecionadas por docentes dos cursos de engenharia do instituto, assim como algumas disciplinas das engenharias são lecionadas por docentes do curso de CT.

Mercado de Trabalho

Ao concluir o curso de Ciência e Tecnologia o estudante poderá seguir um caminho para se profissionalizar em um segundo ciclo nas áreas de engenharia ou de áreas conexas, ou atuar em áreas de nível superior envolvendo pesquisas, desenvolvimento e tecnologias no setor público ou privado, ou ainda empreender seu próprio negócio segundo as competências oferecidas durante a sua formação.

Perfil Profissional

Em concordância com o Referencial dos Bacharelados Interdisciplinares, com as DCNs das Engenharias e com o Perfil de Egresso, o curso pretende formar profissionais com as seguintes competências e habilidades:

  • Saber realizar pesquisa bibliográfica;
  • Atuar de forma empreendedora;
  • Analisar e compreender fenômenos físicos, químicos e biológicos;
  • Capacidade de verificar e validar modelos por meio de experimentação;
  • Capacidade de realizar tarefas e solucionar problemas, a partir de uma visão ampla e interdisciplinar;
  • Capacidade de trabalhar de forma articulada com as várias disciplinas e conhecimentos;
  • Capacidade de trabalhar em equipe e em redes de colaboração com características multidisciplinares;
  • Capacidade de se comunicar eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Ler e interpretar textos em uma língua estrangeira;
  • Exercer a atividade profissional com ética, respeitando a legislação vigente;
  • Capacidade de renovar, reorganizar e produzir seus conhecimentos e habilidades por meio de um processo autônomo de educação continuada;
  • Saber lidar com os desafios da inovação.

Perfil do Egresso

Ao concluir o curso de Ciência e Tecnologia o egresso deverá ter adquirido uma formação superior generalista. O discente estará academicamente apto para ingressar em um curso de Engenharia, de Ciências Exatas e Tecnológicas ou mesmo em uma pós-graduação.

Em concordância com o Referencial Orientador dos Bacharelados Interdisciplinares, com as DCNs das Engenharias e com o perfil esperado de um profissional generalista, o curso de Ciência e Tecnologia pretende formar egressos com o seguinte perfil

  • Ser capaz de aprender e atuar de forma autônoma;
  • Ser capaz de enfrentar desafios, reconhecer as demandas da sociedade, identificar, analisar e resolver problemas de forma criativa;
  • Ser capaz de analisar os problemas e propor soluções;
  • Pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias;
  • Comunicar-se e argumentar em suas múltiplas formas;
  • Ter atitude investigativa, de busca e produção do conhecimento;
  • Ter habilidade para cooperar com profissionais de outras áreas;
  • Ter visão holística, humanista, crítica e reflexiva;
  • Ser capaz de realizar trabalho em equipe e em redes de colaboração;
  • Atuar de maneira ética;
  • Atuar de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar;
  • Ter comprometimento com os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais locais, regionais e globais;
  • Saber reconhecer e respeitar a diversidade dos saberes e das diferenças;
  • Ter comprometimento com a segurança e de saúde no trabalho;
  • Ter comprometimento com a preservação do meio ambiente;
  • Ser comprometido com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social;
  • Ser capaz de tomar decisões em situações de incertezas;
  • Ser capaz de atuar de forma inovadora e empreendedora;
  • Ter consciência da necessidade de formação continuada

Em suma, o egresso deverá articular teoria e prática, mobilizando-as de maneira eficiente e eficaz para atender as funções de natureza estratégica, tecnológica, ambiental e de sustentabilidade, requeridas nos processos de produção, demonstrando assim sua formação intelectual, cultural, criativa, reflexiva e transformadora.

Para atender as novas possibilidades e exigências do mercado de trabalho ou de continuidade acadêmica, a conclusão do bacharelado conferirá ao aluno o título de bacharel. Isso se dará sem prejuízo à continuidade de sua formação. Permitirá, também, a mobilidade estudantil, respeitadas as exigências de ordem administrativa e acadêmica necessárias.

Figura 2 – Opções de trajetórias para o egresso do BCT.

Secretaria - Ciência e Tecnologia

A secretaria do curso de Ciência e Tecnologia é responsável, juntamente com a coordenação, pelo acervo documental do curso, além de prover declarações, receber documentos, encaminhar correspondências e solicitações aos órgãos competentes, abrir processos administrativos e acompanhá-los, secretariar reuniões colegiadas, dentre outros.

Secretários:
Diana Elizabeth Sampaio Amariz Dos Santos
Henrique Dumont Pena
Luís Felipe Pacheco

Portaria de Nomeação para a Função: 105/ICT/2023
E-mail de Contato: sec.cursos@ict.ufvjm.edu.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira: 08:00 às 12:30 – 13:30 – 17:00

Formulários e Orientações

Atividades Complementares

A Resolução Nº 04 ICT, de 31 de agosto de 2022, estabelece normas para as Atividades Complementares dos Cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Resolução Nº 04 ICT, de 31 de Agosto de 2022
Anexo IAnexo VI

Videoaula – Informações sobre Atividades Complementares

Estágio Não Obrigatório

A Resolução Nº. 005 ICT, de 29 de julho de 2021, estabelece normas de Estágio obrigatório e não obrigatório aos discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, campus de Diamantina.
Resolução 05 2021 ICT – Normas Estágio dos cursos de BCT, Engenharias de Alimentos, Mecânica e Química
Resolução 05 2021 ICT – Anexo A
Resolução 05 2021 ICT – Anexo B
Resolução 05 2021 ICT – Anexo C
Resolução 05 2021 ICT – Anexo D

Lei Nº 11.788 (Lei do Estágio)
POP Tramitação e arquivamento de documentos de estágio

Coordenação de Estágio do Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

A Resolução Nº. 09/ICT, de 26 de novembro de 2020, estabelece normas para o Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, campus de Diamantina.

Áreas de atuação dos docentes


Resolução Nº 09/ICT – Normas de TCC do BCT
Resolução Nº 09/ICT – Anexo 1
Resolução Nº 09/ICT – Anexo 2
Resolução Nº 09/ICT – Anexo 3
Resolução Nº 09/ICT – Anexo 4
Resolução Nº 09/ICT – Anexo 5
Resolução Nº 09/ICT – Anexo 6

Resolução nº 22 – Consepe , de 16/03/2017 – Normas TCC do Consepe
Manual de Normalizacão UFVJM 2019
TCC – Vídeos aulas


Modelos

Modelo para elaboração de TCC (LibreOffice)
Modelo criado pelo Prof. Dr. Thiago Parente Lima (thiagopl@ict.ufvjm.edu.br), com base no Manual de Normalização da UFVJM, já adaptados para TCC e com textos explicativos.

Modelo para elaboração de TCC (LaTex)
Videoaula – Modelo LaTeX para Monografia/Dissertação UFVJM
Editor de LaTex on-line
Modelo criado por servidores e alunos do ICT.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados em anos anteriores podem ser consultados na secretaria do curso.

Nivelamento

A Resolução Nº. 11/ICT, de 26 de novembro de 2020, estabelece Normas para Aprovação em Nivelamento oferecido no Curso de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT da Universidade Federal dos Vales do Jequi nhonha e Mucuri – UFVJM, Revogando as Resoluções No 13 ICT, de 23 de setembro de 2011 e No 33 ICT, de 26 de maio de 2014
Resolução Nº 11/ICT – Normas para aprovação em Nivelamento

Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular

Corpo Docente e Técnico Administrativo

Coordenação

Cadastro na lista Geral de Alunos do Ciência e Tecnologia

Para receber as comunicações da coordenação, cadastre-se no grupo de alunos do Ciência e Tecnologia: https://groups.google.com/d/forum/alunos-bct