Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

PET Estratégias

Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão – PET Estratégias

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações ao nível de graduação orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas às normas do Programa (http://portal.mec.gov.br/pet).

O PET Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão iniciou suas atividades em 2010. Seu primeiro tutor foi o prof. Dr. Carlos Ignácio do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (12/2010-01/2018). Atualmente tem como tutora a profª Drª. Flaviana Tavares Vieira, do curso de Engenharia Química.

Os petianos são envolvidos na pesquisa de temas relacionados à Retenção e à Evasão em cursos de graduação. Divulgam os resultados à comunidade interna e externa. Desenvolvem estratégias de engajamento de universitários que possuem retenções em disciplinas e baixo CRA, a fim de contribuir para a melhoria de resultados dos envolvidos. Com os resultados dessas pesquisa e de projetos de extensão, desenvolvem material em formato de artigos, resumos, vídeos, podcast, que compartilham com os demais universitários e profissionais da instituição.

Somos uma equipe multidisciplinar. Atualmente os bolsistas fazem parte dos seguintes cursos: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Enfermagem, História e Educação Física.

Nossos colaboradores são professores e técnicos dos seguintes cursos: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Geológica, Engenharia de Alimentos, Fisioterapia, Enfermagem, História, Educação Física, Humanidades, Agronomia, Zootecnia, Farmácia, Nutrição, Geografia, Odontologia e Licenciatura em Educação no Campo.

Venha conhecer o PET Estratégias e junte-se a nós! ! ! 

Nossas redes sociais e site

http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias

flaviana.tavares@ufvjm.edu.br

Sala 311- Prédio ICT. Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.