Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Pós-Graduação em Geologia

Expandir todos   Recolher todos

O Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGGeo), da UFVJM foi recomendado pela CAPES em 30/09/2016, tendo sua primeira turma efetivada (formada) em 01/03/2017. As  primeiras ações para a criação do Programa de Pós-graduação em Geologia surgiram a partir da criação do Centro de Estudos em Geogicências (CeGeo), que é um centro para estudo multidisciplinar da UFVJM.

A criação do PPGGeo projeta para o fortalecimentos das pesquisas e o aumento das atividades acadêmicas das geociências no âmbito da UFVJM e na sua região de inserção. As duas linhas de pesquisa do programa, focam a interação entre o conhecimento da geologia e a exploração dos recursos naturais e ambientais, sem perder de vista a mitigação dos impactos advindos das explorações já existentes ou futuras.

SOBRE O PROGRAMA

Esse programa foi criado com o intuito de reduzir as desigualdades da região, uma vez que capacita recursos humanos voltados para responder às grandes questões e desafios inerentes à região, seja para pesquisas pertinentes à geologia propriamente dito, seja para focar temas relativos ao meio ambiente, que, no conjunto, abraçam as questões hídricas e de recursos naturais como um todo. Portanto, promover estudos qualificados na área de concentração proposta assume um papel relevante na perspectiva de compreender a complexidade e a dinâmica do nosso planeta e o impacto dos fenômenos e processos naturais na sociedade e vice-versa.

Linhas de Pesquisa:

1) Geologia Regional: As áreas físicas abordadas no contexto desta linha de pesquisa abrangem, sobretudo, a Serra do Espinhaço Meridional e faixas adjacentes, ou seja, grandes unidades de idade pré-cambriana. Portanto, esta linha de pesquisa é desenvolvida fundamentalmente pela obtenção de dados de campo, incluindo mapeamento geológico em diferentes escalas. A organização dos dados de campo sob a forma de mapas geológicos, tabelas, diagramas, considerando o tratamento e interpretação dos dados obtidos (estratigráficos, sedimentológicos, registros paleontológicos, estruturais, mineralógicos e petrográficos), aliados aos dados analíticos (litogeoquímicos e geocronológicos), permitem a definição dos ambientes geológicos e a construção da evolução geodinâmica de sistemas orogênicos. A partir da análise fina de segmentos específicos das áreas abordadas, por meio da análise de bacias, da caracterização de depósitos minerais, da análise estrutural qualificada, deve-se alcançar a definição dos ambientes geológicos próprios da concentração de depósitos minerais e, portanto, a abordagem da Geologia Regional projeta resultados no contexto da geologia econômica. As fronteiras do conhecimento da Serra do Espinhaço e faixas adjacentes são temas prioritários para abordagem em pesquisas da maioria dos docentes que compõem o grupo dessa linha de pesquisa.

2) Análise Ambiental para Gerenciamento de Recursos Naturais: A gestão ambiental, a partir das últimas décadas do século XX, ganhou a dimensão e importância que deveria ter sido dada desde o advento da civilização humana. Não se pode conceber o desenvolvimento sustentável, ou seja, o crescimento econômico de uma determinada área, região, ou de um país sem considerar os impactos gerados pela atividade humana de qualquer natureza. A análise ambiental como estudo técnico e acadêmico visa minimizar os efeitos deletérios ao meio ambiente, considerando que o desenvolvimento da economia local e regional depende fundamentalmente da exploração de seus recursos naturais. O passivo ambiental já exige estudos e investimentos para a recuperação de áreas degradadas, incluindo a caracterização de mananciais para que se vislumbre meios de despoluição dos mesmos. Portanto, as avaliações e estudos qualificados para a redução de impactos negativos decorrentes da atividade humana, considerando, sobretudo, a preservação de recursos naturais pelo manejo adequado e utilização racional dos recursos explorados são imperativos da sociedade moderna. O Brasil se apresenta como um país virtuoso em termos de recursos naturais e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri não fogem a essa regra. A disponibilidade de vastas áreas ricas em recursos naturais, com ecossistemas frágeis e diversificados, aumenta significativamente a responsabilidade no gerenciamento desses recursos naturais a partir da análise ambiental qualificada.

Nesse contexto, os recursos naturais, devem ser geridos de forma sustentável e esta linha de pesquisa está voltada aos estudos que possibilite o aproveitamento de maneira racional e a conservação dos recursos naturais, patrimônio geológico e geodiversidade, ora bem difundidos por órgãos públicos, como a CPRM e entidades internacionais (p.ex. UNESCO).

DADOS CADASTRAIS

Nome: Programa de Pós-Graduação em Geologia – PPGGeo
Código: 32010010045P3
Área Básica: Geociências (10700005)
Área de Avaliação: Geociências
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Área de Concentração: Geologia
Nota do curso de Mestrado: 3

LINHAS DE PESQUISA

1 – Geologia Regional
2 – Análise Ambiental para Gerenciamento de Recursos Naturais

CONTATO

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geologia

Endereço: UFVJM, Campus JK – Prédio do CeGeo  – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000 – Alto da Jacuba – CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Secretária do programa: Hilda da Consolação Trindade
Telefone: +55 (38) 99863-5322
E-mail: ppggeo@ict.ufvjm.edu.br

MAIS INFORMAÇÕES

COORDENAÇÃO