Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Núcleo de Filosofia e História da Física-matemática – NUFHIM

NUFHIM, criado em 2012, visa promover estudos e desenvolver atividades sobre as mais diversas Lógicas; explorar problemas epistemológicos ligados ao ensino-aprendizagem; e, resgatar aspectos históricos da Física e da Matemática, recorrendo à Filosofia, à Metafísica e à Educação. A ideia central do NUFHIM é congregar todos aqueles que têm interesse na aquisição do conhecimento filosófico-histórico-educacional de maneira ampla ou restrita. O NUFHIM almeja atrair discentes, docentes e pesquisadores internos e externos à UFVJM; organizar seminários e encontros científicos regulares em um espaço próprio; coordenar trabalhos de pesquisa e ensino; e; assessorar cursos de natureza interdisciplinar nos quais as Lógicas, a Epistemologia a História e a Educação se fazem presentes. Além disso, o NUFHIM se lança com três linhas de pesquisa, a saber:

1.     Estudos de Problemas Epistemológicos Voltados para a Educação da Física e da Matemática: Estudar a certeza e a indisputabilidade da Matemática e a contingência da Física sob diversos prismas, em diversas épocas, mas sem perder o foco no caráter educacional, principalmente o ensino-aprendizagem no nível superior.

2.    Estudos de História e Filosofia da Matemática e da Física: Estudar a História dos conceitos matemáticos e físicos, visando o bom entendimento de suas origens, suas evoluções e aplicações. Esses estudos relacionam-se também com a Filosofia e a Metafísica e possuem aplicações no ensino-aprendizagem do nível superior.

3.    Estudos de Lógicas:

3.1.  Lógica Filosófica: Estudar histórica e formalmente a Lógica desde os Pré-socráticos, passando por Platão, Aristóteles, Estóicos, Medievais e Modernos. Trata-se de explorar os vários aspectos da Lógica Bivalente, suas aplicações e/ou sua história.

3.2. Lógica Matemática: Estudar os aspectos matemáticos da Lógica e suas aplicações em outras áreas da própria Matemática, da Física e das Engenharias. Trata-se de explorar formalmente as Lógicas Bivalente e Polivalentes, suas relações e/ou suas histórias.

3.3. Relações entre as Ciências Computacionais e a Lógica Filosófica: Trata-se de explorar as Lógicas Bivalente e Polivalentes e suas relações com Sistemas Computacionais, exclusivamente.

Foto: Raquel Anna Sapunaru
Foto: Raquel Anna Sapunaru
Raquel Anna Sapunaru – raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br

Sala 222 do Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia. Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.