Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Escola Piloto de Engenharia Química – EPEQ

A Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é um projeto de ensino registrado na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e vinculada ao curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), direcionado a pesquisar, organizar e ministrar cursos de aperfeiçoamento e atividades que complementem a formação dos estudantes de Engenharia e áreas afins, principalmente da Engenharia Química.

A Escola foi idealizada em outubro de 2017, por iniciativa de alguns docentes e discentes do curso de Engenharia Química da UFVJM. A equipe esteve em contato com outras Escolas Piloto do país, iniciando uma parceria com o Conselho Nacional das Escolas Piloto (CONEP), entidade extremamente importante na elaboração deste projeto, contribuindo imensamente na troca de informações e orientação da equipe fundadora. O modelo da EPEQ/UFVJM foi inspirado na estrutura da EPEQ/UFC e da EPEQ/UFPR, adaptando o formato do projeto às necessidades dos discentes da UFVJM e da realidade da nossa universidade.

A EPEQ tem por missão desenvolver e ministrar com qualidade atividades e conteúdos complementares à grade curricular da Engenharia e áreas afins, principalmente da Engenharia Química, de forma a aperfeiçoar a formação dos estudantes, dando-lhes suporte para se tornarem egressos capazes de atender as necessidades do mercado.

Apesar de ser identificado como um projeto de ensino a Escola Piloto de Engenharia Química, como destaca o Conselho Nacional das Escolas Piloto-CONEP (2017), propõe a indissociabilidade entre os três pilares da educação, ensino-pesquisa-extensão, dado que, os membros da EPEQ estão intensamente envolvidos na pesquisa dos temas de estudo, difundindo-os tanto para os graduandos em Engenharia Química quanto à comunidade externa.

Assim, a EPEQ/UFVJM tem por visão tornar-se um programa capacitado a oferecer, com excelência, conteúdos correlatos à Engenharia, principalmente à Engenharia Química e suas áreas de atuação, de tal modo, a contribuir para a formação de Engenheiros capacitados, reconhecidos pelo notável desempenho e contínuo aperfeiçoamento.

As ações realizadas pela EPEQ e informações sobre o processo seletivo de novos membros estudantes podem ser encontradas na página do ou da Escola Piloto.

epeq@ict.ufvjm.edu.br
Profa. Anamaria de Oliveira Cardoso (Coordenadora do Projeto)

Sala 03 do Prédio Administrativo 2 (em frente ao prédio do ICT). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

Membros Estudantes EPEQ – 2019
ICT/UFVJM – Diamantina-MG