Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos – LMEDP

O grupo LMEDP é conduzido pelo Profa. Vivian Machado Benassi com a participação de alunos de Graduação e de Pós-Graduação em Biocombustíveis. São conduzidos experimentos para a produção de enzimas a partir de fungos filamentosos para a aplicação desses biocatalisadores em diversos processos industriais, incluindo a síntese de etanol de segunda geração e biodiesel, bem como diversos produtos alimentícios.

As enzimas são catalisadores biológicos de alta eficiência devido à especificidade ao substrato de ação, fácil síntese por fungos filamentosos e por serem biodegradáveis são os catalisadores potenciais de substituição da catálise química. Nosso grupo de pesquisa objetiva bioprospectar fungos filamentos e analisar os potenciais de produção de hidrolases, tais como: lipases, amilases, invertases, celulases, xilanases e lacases, bem como otimizar a produção enzimática pelos fungos filamentosos, caracterizar bioquimicamente a enzima, purificar e imobilizar o extrato enzimático.

vivian.benassi@ict.ufvjm.edu.br

Segundo prédio do Biocombustível (Biocombustível II). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

Fonte: Vivian Machado Benassi