Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos – LMEDP

O LMEDP é conduzido pela Profa. Dra. Vivian Machado Benassi e pelo Prof. Dr. Juan Pedro Bretas Roa, com a participação de alunos de Graduação e de Pós-Graduação em Biocombustíveis e Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O laboratório abarca duas linhas de pesquisa:

(1) Produção de enzimas a partir de fungos filamentosos para a aplicação desses biocatalisadores em diversos processos industriais. As enzimas são catalisadores biológicos de alta eficiência devido à especificidade ao substrato de ação, fácil síntese por fungos filamentosos e por serem biodegradáveis são os catalisadores potenciais de substituição da catálise química. Nosso grupo de pesquisa objetiva bioprospectar fungos filamentos e analisar os potenciais de produção de hidrolases, tais como: proteases, lipases, amilases, invertases, celulases, xilanases e lacases, bem como otimizar a produção enzimática pelos fungos filamentosos, caracterizar bioquimicamente a enzima, purificar, imobilizar o extrato enzimático e aplicar na formulação de produtos.

(2) Desenvolvimento de novos materiais, biomateriais e materiais poliméricos. A linha de pesquisa tem como objetivo investigar e desenvolver biomateriais compósitos e poliméricos, de origem biológica ou sintética, para aplicações inovadoras. Visa o desenvolvimento tecnológico, o estudo sobre estrutura-propriedade, o uso de moléculas bioativas e a aplicação em sistemas de interesse em diferentes setores, tais como: meio ambiente, agricultura, biotecnologia e indústria, agregando valor ao desenvolvimento do território, especialmente na região da Serra do Espinhaço e no Vale do Jequitinhonha.

Contatos:
vivian.benassi@ict.ufvjm.edu.br
juan.roa@ict.ufvjm.edu.br
lmedp@ict.ufvjm.edu.br

Instagran

Segundo prédio do Biocombustível (Biocombustível II). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

Fonte: Vivian Machado Benassi