Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Cervejaria Escola

A Cervejaria Escola é uma comunidade prática, que desde 2016, busca celebrar a ciência e a arte de fazer cerveja, incorporando cada vez mais a comunidade acadêmica e as suas atividades de ensino e pesquisa no processo de extensão e criando mecanismos de comunicação e integração com a sociedade, que impulsionam o turismo cervejeiro de Diamantina e região.

Através do princípio da indissociabilidade ensino–pesquisa-extensão, a Cervejaria Escola têm tentado cada vez mais validar a pesquisa conduzida na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e o ensino transmitido nos cursos de Engenharia e Bacharelado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri por meio da extensão universitária, num ciclo dialógico e permanente com os produtores, apreciadores de cerveja artesanal e instituições locais.

Além disso, a Cervejaria Escola se propõe a ser um local de empoderamento do discente, enriquecendo o conhecimento e o senso crítico, em suas manifestações éticas, materiais, estéticas, científicas e tecnológicas. O estudante é desafiado por meio de experiências sociais a integrar os conhecimentos transmitidos no ensino da graduação e desenvolvidos no âmbito da pesquisa para entender e enfrentar problemas, propor soluções criativas, liderar mudanças e quebrar paradigmas. Conhecimentos, habilidades e atitudes preparatórias para o mercado de trabalho.

A Cervejaria Escola tem como público-alvo a comunidade interna (alunos, docentes e técnicos administrativos) e externa (microcervejarias, produtores e apreciadores de cerveja artesanal) da UFVJM.

Ao longo dos anos, ganharam destaque e estão sendo realizadas de maneira contínua as seguintes ações de extensão:

  • Venha fazer Cerveja! – Evento de exibição pública, onde são apresentadas ao público leigo, desde 2017, as principais etapas da fabricação de cerveja.
  • Copo cheio: a ciência e a arte de fazer cerveja – Programa de rádio cujo conteúdo abordava diferentes temas relacionados à tecnologia e cultura cervejeira, exibido pela 99,7 FM – Rádio Universitária. Com o fim das atividades da rádio, o programa se transformou em um arquivo digital de áudio transmitido através da internet (podcast).
  • Reengarrafar – Campanha, lançada em 2018, com sensibilização e mobilização das pessoas para a coleta de embalagens de vidro de cerveja.
  • WorkChopp – Evento de popularização da ciência e tecnologia em parceria com bares e pubs da cidade, onde diversos temas cervejeiros são abordados de maneira a estimular o diálogo e a troca de saberes entre os envolvidos.

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais da Cervejaria Escola.


Nossas redes sociais

cervejariaescola@ufvjm.edu.br

Laboratório Comum das Engenharias, anexo ao ICT (cor verde) Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.