Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Fórmula Real Racing

Em 1986 a Society of Automotive Engineers – SAE International criou o Fórmula SAE que a partir de 1999, foi trazida para o nosso país e junto vieram as oportunidades e desafios. A sua criação tem o intuito de testar os conhecimentos e a capacidade dos estudantes de engenharia de vários lugares do mundo. Atualmente, o Fórmula SAE está presente no Programa estudantil de pelo menos nove países.

A competição é dividida em provas estáticas e dinâmicas, na qual é avaliado o desempenho de cada carro, assim como a apresentação técnica do projeto. Durante a competição, as provas estáticas constituem apresentações da viabilidade, custo e qualidade do produto final. Por outro lado, as provas dinâmicas são feitas na pista em testes de aceleração, frenagem, enduro, consumo de combustível e entre outras.

A equipe REAL RACING foi fundada em outubro de 2014 e possui como participantes alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica. Portanto, tem como propósito colocar em prática e expandir os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Os integrantes aprendem a trabalhar em equipe, estabelecendo objetivos, atuando de forma empreendedora e profissionalizante, desenvolvendo assim técnicas de capacitação para superar os desafios.

O projeto é desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com a oficina localizada no laboratório de Engenharia Mecânica, sala 103B. A equipe é dividida nas áreas: Gestão e Marketing, Eletrônica, Motor e transmissão, Direção e Suspensão, Frenagem, Estrutura e Aerodinâmica. A equipe tem como coordenador, o professor Thonson Ferreira da Costa, que acompanha as atividades e projetos realizados.

Os interessados em ingressar na Equipe Fórmula Real Racing devem participar dos processos seletivos promovidos pela mesma, segundo as necessidades de seus setores. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das notícias, editais e outras informações.

Nossas redes sociais


formulareal@ict.ufvjm.edu.br

Sala 103B do Prédio de Laboratórios da Engenharia Mecânica  (antiga biblioteca em frente ao prédio do ICT). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

ICT/UFVJM – Diamantina-MG – Time Fórmula Real Racing – 2019