Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

AeroVale – Aerodesign

A equipe Aerovale é a representante da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na Competição SAE BRASIL AeroDesign. Nessa competição, as equipes tem o objetivo de planejar e construir uma aeronave controlada por rádio. A cada competição, uma aeronave diferente deve ser construída, atendendo às exigências do regulamento que mudam a cada ano. O principal objetivo da competição é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. Durante o projeto da aeronave, a equipe se envolve com um caso real de engenharia onde os desafios de gestão de tempo, custo, pessoas e, claro, de engenharia devem ser superados.

A primeira participação da equipe ocorreu no ano de 2017, ainda no Torneio de Acesso da competição principal. Uma vez conseguida a classificação, em 2018, a equipe participou da 20ª Competição Competição SAE BRASIL AeroDesign. Desde então a equipe vem participando anualmente da competição com uma aeronave na Classe Regular. O objetivo dessa categoria é o projeto e voo de uma aeronave cargueiro para o transporte da maior carga possível, dentro das limitações de projeto impostas pelo regulamento.

A equipe conta com quinze membros, além dos trainees, que atuam em diferentes áreas de projeto como: aerodinâmica, estruturas, elétrica, desempenho, administração, etc. O processo seletivo para ingressar na equipe é aberto ao menos uma vez por ano e divulgado por meio das redes sociais da equipe.

Nossas redes sociais



aerovale@ict.ufvjm.edu.br

Sala 02B do Prédio de Laboratórios da Engenharia Mecânica (em frente ao prédio do ICT). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

ICT/UFVJM – Diamantina-MG – Time AeroVale– 2019