Evento Científico

II Semana da Geologia (II SGeo)

II Semana da Geologia e II GeoProvocAções

publicado: 24/05/2023 09h20,
última modificação: 24/05/2023 09h27

A Semana da Geologia é um evento acadêmico organizado essencialmente por discentes do curso de Engenharia Geológica e do mestrado em Geologia da UFVJM, campus Diamantina.

As atividades são direcionadas aos estudantes e profissionais de Geologia, assim como aos simpatizantes de diferentes áreas das Geociências. Por isso, tanto a comunidade acadêmica da UFVJM quanto o público externo à universidade são muito bem-vindos.

Nesta 2ª edição da Semana da Geologia irão ocorrer diversos eventos, tais como, minicursos, palestras e mesas redondas. Em adicional, haverá a 2ª edição do simpósio GeoProvocações (ver descrição abaixo). Todas as atrações contarão com o aporte de profissionais experientes, atuantes em frentes internas e externas à universidade, de forma a estimular reflexões a respeito de diferentes linhas de pesquisa e mercado de trabalho.

A II SGeo será realizada nas dependências do Centro de Estudos em Geociências (CEGeo/UFVJM), e nos auditórios da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da UFVJM, Campus JK. A programação completa você confere na página do evento a seguir – fique a vontade para navegar por todo conteúdo preparado por nós!

II Semana da Geologia UFVJM
De 30/05/23 à 02/06/23

II GeoProvocAções

O GeoProvocAções é um simpósio idealizado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFVJM (PPGGeo).

O objetivo deste evento é estimular a interação entre discentes da graduação, pós-graduação, técnicos, professores e profissionais que atuam fora da universidade. A ideia é que esse evento possibilite a exposição de diferentes pesquisas científicas realizadas dentro e fora do PPGGeo e UFVJM, trocas de conhecimento em diferentes níveis, discussões e reflexões dos temas abordados.

Além disso, esse evento conta com um formato de apresentação diferente – através de exposições mais sucintas, acuradas e precisas – tornando uma linguagem democrática para todo público. A primeira edição do GeoProvocAções ocorreu em 2021 no formato online em função das medidas sanitárias de isolamento social impostas pela pandemia. No ano de 2023, o evento será realizado presencialmente, inserido na II Semana da Geologia.

II Semana de Geologia da UFVJM e II Simpósio GeoProvocAções

Acesse a página oficial deste evento pelo link a seguir:

A Engenharia Geológica do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM

A Geologia como meio de garantir a soberania do território foi percebida pelo Presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a implantação simultânea, em 1957, de sete cursos de graduação em sete estados do país como estratégia para assegurar o reconhecimento do território nacional e fomentar o desenvolvimento econômico através da mineração. A implantação do curso de Engenharia Geológica na UFVJM representa a retomada da tradição e vocação natural da região para a Geologia, sobretudo estudos sobre a Serra do Espinhaço, laboratório natural espetacular para o ensino e pesquisas no âmbito das geociências.

Nos procure para saber mais sobre o curso!

Texto: Wilbor Poletti e Equipe Organizadora.