Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Minicurso

Ética profissional e pessoal

Reflexões filosóficas sobre o assunto no ambiente pessoal e profissional. As inscrições deverão ser feitas enviando seu nome completo e ocupação para o e-mail raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br.

publicado: 21/10/2020 13h20,
última modificação: 21/10/2020 13h20

Ministrante: Profa. Raquel Anna Sapunaru

Este minicurso funciona do seu jeito. Como? Simples: você irá realiza-lo no seu tempo.

Você irá ler os slides e responder as atividades, reflexões e exercícios, de cima para baixo, quando você quiser e puder. Eu (Raquel) estarei entrando na sala de aula para ver se há questionamentos, pelo menos de hora em hora. Assim, liberdade total!

Divulgação

Quero chamar atenção para as várias perguntas que compõem o minicurso. São reflexões filosóficas sobre o assunto. Isso porque não se trata de uma abordagem histórica da ética, mas de situações que envolvem a ética no ambiente profissional e pessoal. Por isso, debates na sala de aula serão muito apreciados!

Sobre o minicurso:

1. Trata-se de uma adaptação de um curso elaborado especialmente para o MBA em Administração Contábil da Universidade Mackenzie-Rio
  2. Todas as informações técnicas (materiais, orientações, etc.) foram obtidas na biblioteca da COPPEAD: https://www.coppead.ufrj.br/pt/biblioteca/
  3. As inscrições deverão ser feitas por e-mail, através de solicitação enviada para raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br
  4. O minicurso tem duração de 20 h, divididas em:
    1. 3 h para ler os slides
    1. 1 h para responder cada pergunta: 7 h
    1. 2 h para ler cada texto: 10 h
  5. As respostas das reflexões e dos exercícios deverão ser enviadas através do Google Classroom
  6. Serão discutidos os conceitos de moral, ética, cultura empresarial, resolução de conflitos, mudanças comportamentais em ambientes de trabalho e endocultura

Inscrições

Envie seu nome completo e ocupação para o e-mail raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br .