“Aquíferos Fraturados: como e por que estudar?”

Lives de Hidrologia

publicado: 23/09/2020 14h31,
última modificação: 23/09/2020 16h50

No dia 24/09, às 15h, nossa convidada será a pesquisadora Dra. Amélia Fernandes, do Instituto Geológico do Estado de São Paulo (IG-SP).

Esta aula procurará responder, de forma sucinta, as perguntas abaixo:

• Qual é a relevância dos aquíferos fraturados para o abastecimento? Exemplos de aquíferos cristalinos de rochas pré-cambrianas e basaltos eo-cretácicos.
  • Por onde começar? Caracterização detalhada do contexto geológico.
  • Onde coletar dados sobre fraturas? Grandes exposições de rocha; perfilagens de poços e sondagens; obras de engenharia.
  • Como analisar dados coletados? Os sistemas de fraturas possuem uma organização lógica que impacta o fluxo de água subterrânea? Modos de propagação; regimes tectônicos; história da deformação rúptil.
  • Quais são os grandes desafios e como abordá-los? Os modelos exigem dados difíceis de obter, tais como comprimento e abertura das fraturas, bem como extrapolação de modelos para locais onde não há dados. Como proceder?

Para participar, acesse o link:

Haverá emissão de certificados!