Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Palestra On-line

Seminários e Simpósios do ICT – Compatibilidade entre Efeitos Superluminais e Teoria da Relatividade Especial

Palestra do projeto: Seminários e Simpósios do Instituto de Ciência e Tecnologia

publicado: 25/08/2020 16h54,
última modificação: 25/08/2020 16h58

O deslocamento do pico de um pacote de ondas que atravessa uma cavidade de Fabry-Perot vazia é medido usando pares de fótons gerados pela conversão paramétrica descendente, um interferômetro de Hong-Ou-Mandel e detecção em coincidência. A cavidade de Fabry-Perot distorce o pacote de ondas do fóton e o interferômetro de Hong-Ou-Mandel é uma boa ferramenta para mapear essa distorção. Efeitos “superluminais” conectados com o fenômeno de tunelamento são observados. Uma interpretação dos resultados experimentais dentro de um quadro de causalidade é dada.

Palestrante: Caio Olindo de Miranda e Silva Junior.
Data: 28/08/2020 – 10h

Acesso: