Bom resultado

Equipe Espinhaço da UFVJM alcança segundo lugar em prova na competição Baja SAE BRASIL

Equipe Espinhaço alcança segundo lugar na prova de tração da 26º competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional com o Protótipo BE-09, ocorrida em São José dos Campos – SP

publicado: 22/05/2020 09h38,
última modificação: 22/05/2020 09h42

Entre os dias 11 e 15 de março a equipe Espinhaço da UFVJM participou da 26º competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, o evento que ocorreu em São José dos Campos – SP, reuniu 78 equipes de todo o país, somando cerca de 1500 participantes. Organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE BRASIL), a proposta da competição é lançar um desafio aos alunos de projetar e construir um veículo off-road, afim de colaborar para formação dos estudantes e contribuir na preparação para o mercado de trabalho.

Representando a UFVJM com o novo protótipo BE-09, o design da carenagem do veículo foi feito a partir de uma pintura da artista local Luana Simões. Marcos Vinícius, estudante do 8º período do curso de Engenharia Mecânica e Capitão da equipe, relata: “O objetivo era homenagear a nossa cidade Diamantina pelos seus 307 anos, além de enaltecer a sua beleza”. Marcos ainda explica que o intuito foi demostrar o empoderamento feminino que vem crescendo dentro da equipe, o qual ele acredita ser reflexo do maior número de mulheres que ingressam no curso, antes pouco composto por mulheres.

Protótipo BE-09

Dentre as provas realizadas durante a competição, a equipe Espinhaço alcançou destaque com o segundo lugar na prova de tração, prova essa que testa a capacidade de reboque dos veículos. Além disso, ainda apresentou um bom resultado na apresentação de projeto, com o 17º lugar na Eletrônica.

A equipe de competição tem como filosofia alinhar os conteúdos abordados em sala de aula com o aprendizado prático, desenvolvendo o trabalho em equipe, além de englobar diversas áreas de gestão de conhecimento, administrativas e técnicas. O time é dividido em subsistemas, sendo eles: Suspensão e Direção, Freio, Cálculo Estrutural, Eletrônica, Powertrain, Design e Ergonomia, Marketing, Financeiro e Gestão de Pessoas. São meses de muito trabalho e dedicação para representar da melhor forma a nossa instituição entre as melhores do país, afirma o Capitão, que para ele o maior desafio enfrentado pela equipe é o financeiro, onde se tem que disputar com equipes de orçamento muito maior.

O projeto extracurricular é coordenado pelo professor Victor Augusto Nascimento Magalhães, e composto por cerca de 20 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o projeto ainda conta com o apoio de Docentes e Técnicos do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia). Na equipe, além de construir o veículo, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento, tanto na parte técnica quanto na gestão financeira dos projetos para a viabilidade econômica do protótipo.

Agora o objetivo do time é prosseguir com o projeto para o próximo regional, buscando analisar as falhas, se empenhar na arrecadação de recursos financeiros e traçar estratégias com o foco de crescer na competição e poder trazer mais conquistas.

Equipe Baja Espinhaço recebendo premiação.
Premiação do segundo lugar na prova de Tração